PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA - PEAO
TUDO DE MIM, LEMBRANÇAS
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
NOSSO FILHO - "O RETORNO " O FUNDO DO POÇO" "O RENASCER DE UMA NOVA VIDA" UMA PEQUENA AJUDA AS FAMILIAS E AOS JOVENS
“FUNDO DO POÇO”
“O RETORNO”
“ O renascer de uma nova vida”

                               Quero aqui prestar um depoimento, que não tem a pretensão de ser uma orientação para os pais, mas sim uma mensagem de uma grande experiência que minha família viveu, difícil, dolorosa, violenta, frustrante, mas ao mesmo tempo maravilhosa, porque conseguimos sair juntamente com o maior vitorioso desta grande batalha - o meu filho, do fundo do poço.
Éramos, somos e continuamos sendo uma família simples como muita outras, completamente anônimas, nas suas mesmas rotinas, mesmos problemas, mesmas dificuldades, mesmas lutas, mas sempre unidos nos mesmos objetivos de muitos sonhos para nossos filhos alguns alcançados, outros não, e outros ainda poderão ser, talvez, não sei, são desígnios do destino de cada um.  Mas tínhamos a força do amor e a união de uma família sadia e imagino bem estruturada, antídoto dado por “DEUS”, para viver, lutar e combater tamanho desafio que nos esperava e felizmente conseguimos.
Mas a rotina de nossas vidas foi quebrada, por este mal que vêm dizimando nossas famílias, nossos valores, nossas dignidades, nosso amor próprio, nosso respeito e os nossos mais valiosos tesouros que são os nossos filhos, pelo instrumento de maior destruição criado pelo homem a “DROGA”, são extremamente difíceis descrever o tamanho poder de destruição, só quem viveu e vive tem a dimensão real de tal efeito e estrago dentro de uma família e na sociedade, sociedade que infelizmente continua hipócrita, e cega por interesses maiores, mas que pela sua omissão pagarão um alto preço.
Filhos estão matando pais, avós, irmãos, filhos, se prostituindo, perdendo seus sonhos, suas esperanças, suas dignidades, seus amores, seus objetivos mudaram, não buscam mais seus sonhos somente drogas, onde a prostituição e degradação, estão cada dia e cada vez mais atolando os atolando neste profundo poço de muito difícil saída, onde tão poucos conseguem sair, o fundo do poço.
A força dos meios de comunicações, as propagandas extremamente bem planejadas mostrando facilidades, belas mulheres, belos homens, belos lugares, grandes carros, lanchas, muito dinheiro, e outros bens de consumo maravilhosos, mas simplesmente mostrando um mundo inalcançável, utópico, mentiroso, perigoso, uma grande mentirosa e destruidora mentira, que corrompe a maioria dos nossos jovens, nossos filhos e filhas, vem embutida a grande mensagem das drogas. Mensagem que vem destruindo nossos jovens, nossas famílias, nossas instituições, nossos valores e tudo mais que tentamos construir e preservar.
Em momento algum da minha vida, pensei que passaria por tamanha provação juntamente com minha esposa, meus filhos, não acreditava, não aceitava, não tolerava e não queria acreditar na verdade que somente o coração de uma mãe sente e sofre, privilégio somente dado a elas por “Deus”, o coração de minha esposa e de todas as esposas e mães. Coitada, como sofreu sozinha, solitária, chorando no seu silêncio, na sua dor doida, dor que somente coração de mãe sente e sabe o que é, são coisas do coração de mãe, que via nosso filho simplesmente indo para um único caminho de difícil retorno talvez até sem retorno, que é o fundo do poço, a morte ou a prisão. Onde eu ainda na minha postura machista hipocrita relutava em acreditar e ver o que não queria ou fingia conscientemente ou inconscientemente não ver e aceitar.
                                   Infelizmente muitos dos amigos que nos cercavam ou pretensos amigos ou apenas simples conhecidos viam, e na omissão covarde não tinham coragem de dizer, nos informar, era mais fácil omitir mesmo vendo um jovem se entregando, acabando e morrendo pelas drogas do que se comprometer em nos avisar, alertar, é uma situação muito difícil, não sei se posso julgar tal comportamento, porque também sou igual a eles, mas infelizmente esqueciam que tinham filhos, como também esqueci, e que poderiam também ter um filho nas mesmas condições.
                                     Aconteceu um dia, e era inevitável que isto aconteceria, na minha cega ignorância, foi quando num momento de discussão, disse a minha mulher que ela estava ficando louca com tanta e tamanha fantasia, mas felizmente tenho certeza que este momento foi preparado, marcado e agendado por “Deus”. Foi quando meu filho ainda num momento de grande lucidez, firmeza e maturidade, chegou perto de mim e disse que era um usuário desta maldita droga, meu mundo desmoronou, vi a verdade que relutava em não aceitar. Aceitar por que não tinha dado tanto amor a meu filho, tantos sonhos que sonhei para ele, para vê-lo numa sarjeta, rodeados pela pobre ralé que esta maldita droga estava transformando nossos filhos, nossos jovens. Tenho certeza que ele também tinha seus sonhos, mas que infelizmente estavam sendo consumidos pela maconha, cocaína, bebidas e outras drogas mais.
Não estive presente, mas como gostaria de ter estado numa palestra (um encontro de jovens) com o Padre Leo, mas minha esposa e minha irmã e suas filhas estavam e pessoas conhecidas deram seus testemunhos do ocorrido, temos para nós que foi um grande milagre, no qual Padre Leo foi naquele momento, naquela hora o enviado, o instrumento, de Deus em nossas vidas, nós não o esqueceremos jamais Padre Leo, somos e seremos eternamente gratos e sempre estará em nossas orações.
            Meu filho estava morrendo, definhando e se envolvendo cada vez mais e sendo totalmente destruído pela força diabólica da droga, não tínhamos mais forças, já tínhamos tentado de tudo e éramos diariamente vencidos, humilhados, simplesmente derrotados, é uma luta quase que sozinhos que tínhamos. É muito, muito difícil.
                                   Um dia antes do encontro a noite, meu filho sangrou muito pelo nariz, era mais um efeito da maldita droga, e no dia do encontro com o Padre Leo, um Santo que apareceu nas nossas vidas, no momento de “Cura Interior”, Padre Leo disse que estava vendo um jovem, que na noite passada tinha sangrado muito pelo nariz e que ele estava naquele momento sendo curado, oh meu DEUS não consigo nem um pouco imaginar como foi e deve ter sido maravilhoso. Foi maravilhoso, o SANTISSIMO, estava passando e por duas vezes parou na frente de minha esposa, parecendo querer dizer a todos que ali se encontravam e especialmente para ela, “é de seu filho de quem estou falando “EU” o estou curando”, e o curou, meus amigos não consigo dimensionar tamanha emoção que minha esposa sentiu, nem o que meu filho viu e sentiu apesar de não estar presente naquele belo momento, é um grande segredo deles, juntamente com Padre Leo e Deus, somente deles.
Não posso deixar de agradecer o Padre Euclides, um homem extremamente dos mais notáveis que já conheci, apresentava uma fragilidade física, mas de uma força espiritual indescritível, uma humildade e carisma que tão poucos têem, privilégio dado por Deus a uma pessoa com tanta santidade. Foi um enviado de “Deus”, pela grande força e ajuda que nos deu num dos momentos mais difíceis de nossas vidas e principalmente de meu filho, seremos eternamente gratos, amigo.  
Hoje estamos vendo um jovem completamente consciente de sua decisão, madura, corajosa, quando foi para uma casa de recuperação de drogados, que nós não temos a mínima noção e dimensão de tal atitude, o como foi doloroso, o desprendimento total, a ausência dos seus, a humildade que escolheu conviver com pessoas simples e tão sofridas como ele.
                                  Para nós pais e familiares é simplesmente maravilhoso, porque vimos o renascimento de um jovem de um potencial extremamente maravilhoso.
                                 Por isso pais e familiares como nós acredite este mundo de drogas existe, ele é real, está tão perto de nós que podemos até sentir o seu cheiro, sua picada e que nunca procuramos conhecer, talvez por medo ou covardia, acredite, acredite e lute, lute muito e tenha sempre esperança e Deus no coração, somente ele tudo pode.
Outro episódio que meu filho enfrentou foi muito doloroso para todos nós e infinitamente incalculável para ele. De um amor impossível, impossível para os familiares da jovem, jovem menina, meiga, carinhosa e que nós amávamos muito, que achavam que as riquezas das pessoas seriam jóias, carros, satisfação à sociedade e outras coisas mais, pobres coitados, esqueceram que a riqueza maior das pessoas está no caráter, no coração, nos atos de solidariedade, no estender as mãos, no amor ao próximo. Eles não tinham e não tem o direito de decidir e definir a vida de sua filha, como decidiu e decidiram.
                                  Enquanto para nós a nossa riqueza se traduzia em tê-los bem perto não nos importando mais nada, simplesmente eles, os três, meu filho, sua amada e seu filho que o aborto prematuro nos tirou este direito de ser avós, e também a alegria cínica, hipócrita da mãe “avó” que tudo fez para que isto acontecesse (ela sempre carregará esta culpa), como aconteceu.
                                  Não esquecerei jamais do momento em que ele meu filho com lagrimas nos olhos me deu aquela noticia, que destruiu nossos sonhos de avós e deles de serem pais. Foi muito doloroso. Da atitude desta mãe não sei se posso chamá-la de mãe (avó), pobre e infeliz mulher, eles perderam a oportunidade de serem avós. Ela deixou uma grande ferida nos corações destes dois jovens, uma laguna imensa, que nunca será preenchida. Porque eles se amavam, e tenho certeza ainda se amam. Quem sabe um dia eles se reencontrarão, não sei destino não se escolhe, vive-se. O destino é inexplicável a sua namorada que amávamos muito, na época Deus a chamou para ser sua serva e hoje está servindo ao próximo com muito amor e dedicação. Meu filho arrumou uma espôsa companheira, amiga, solidária, sempre ao seu lado uma grande amiga, que nos deu Maria uma linda e maravilhosa neta.
         Quando o coração de uma mãe te dizer, como o da minha esposa dizia, não faça como eu, acredite, acredite, acredite rápido, não perca tempo, porque a velocidade da ação da “entrada” no mundo das drogas é extremamente rápida, dominante e escravizante, isto porque o coração de uma mãe sente pelo o amor, ele é machucado, ele é ferido, ele sangra, ele dói, ele chora, ele é forte, ele luta, ele não se acovarda, ele é puro amor, coração de mãe é o coração de MARIA MÃE DE JESUS. Enquanto o nosso de pais é mais frio, mais razão ou não, talvez até mecânico, e não existe comparação, mas muitos de nós também os amamos muito, e como os amamos, não esqueça acredite e ame-os.
O nosso filho somente começou a ser curado, sair do vicio das drogas, quando a iniciativa e pedido de ajuda simplesmente partiram dele, fizemos muito pouco, não adianta escolher clinicas ricas e suntuosas onde se gastam fortunas, clinicas de pessoas que em nome de “Deus e Nossa Senhora”, onde pedimos ajuda e que nas nossas fraquezas somos e fomos usados, enganados, explorados, roubados, humilhados, precisamos achar de fato onde existe ajuda, que vem do fundo dos corações daqueles que somente pensam em ajudar e isto é feito por muito poucos é difícil de achar, e é extremamente importante à presença de Deus nos corações de todos nós.
                                    Senti e tinha certeza que ele conseguiria, porque é um jovem determinado, obstinado, e que tinha uma tenacidade inquebrantável, ele era e é um grande homem, os seus exemplos de firmeza, e lucidez estão aí, tenho certeza que seus sonhos estão se realizando e muitos outros se realizarão.
                                        Esta luta dele será dia e noite, e cada dia é um novo dia a ser vencido, ele é um vitorioso, tenho certeza que em momento algum irá fraquejar, as tentações continuarão, os falsos amigos os cercarão, as belas garotas o tentarão, as facilidades surgirão, ele saberá se impor acima de tudo isto porque conheceu as duas estradas da vida, por isto tenho certeza que seu caminho será sempre para frente em busca de seu belo e grande destino.
Os seus “amigos”, entre aspas que o levaram, mas não podemos ser hipócritas, e cínicos de não concordar, que ele foi querendo e sabendo onde estava indo, eles não acreditam, ou melhor, relutam em acreditar, mas são obrigados a acreditarem e o tomam como exemplo, mas são poucos que tem e precisam ter a firmeza que o diferencia deles, muito poucos a têm, é uma pena.
Gostaria de poder ajudar, cada lar onde esta maldita droga esteja entrando ou já se alojou ser um instrumento de ajuda, de aconselhamento, de experiência, de esperança, de uma mão amiga estendida, para tentar mostrar o caminho tão difícil que nosso filho percorreu.
Mas são poucos que têem a coragem de tirar a mascara da vergonha, e vestir a sabedoria e a grandeza da humildade e pedir ajuda, até encontrar a sua estrada, seu destino certo, traçado por “DEUS”.
                                   Pais tirem a máscara da vergonha, do orgulho, da hipocrisia e tenham a humildade de pedirem ajuda, não temos que temer os nossos “vizinhos, nossos amigos a sociedade”, simplesmente tem que tentar salvar o que temos de mais valioso e mais caro, nossos filhos, não se omitem, lutem e muita fé, lutem, lutem muito e acreditem.
Não pensem pais, que o miserável dinheiro, excremento do diabo, compra tudo, compram todos, ele só escraviza-nos, nos tornam mesquinhos, omissos, fúteis, frio, calculistas, aniquila os nossos mais caros sentimentos, os nossos valores, a nossa dignidade, nos afasta de “Deus”, ele nos faz perder os nossos filhos, se não soubermos usa-lo com sabedoria, não somos e nem seremos melhores do que o mais importante e o mais humilde dos homens, não esqueçam somos todos iguais.
Pais, mães, irmãos, irmãs, será que um dia, vocês tiveram a coragem de praticar um gesto simples de colocar a mão no ombro de seu filho e ou de seu irmão escravizado, sofrido, marginalizado, destruído, humilhado, transformado na escória da sociedade pela droga, de abraçá-lo, beijá-lo, sem nojo e vergonha dizer do fundo de seus corações, que o ama, não tenham vergonha. Vocês precisam sentir a força desta pequenina palavra amor. Se não, tente fazer, mas faça rápido. Assim você começará a difícil tarefa e luta de resgatá-lo. Tente vai valer muito, e como vale. Nós não sabemos quase nada, mas aprendemos muito com nosso filho, ele é um vitorioso. Nós o Amamos muito. E graças a Deus conseguimos, e juntos saímos do fundo do poço. Vimos a luz novamente, vencemos a escuridão. Foi lindo, lindo demais, maravilhoso.
Finalizando gostaria de dizer quem nos tirou do fundo do poço, nos salvou, foi simplesmente nosso filho, porque se ele não tivesse saído e reencontrado seu caminho, seu destino seus sonhos, seus objetivos e principalmente a razão de sua vida, nos ainda estaríamos lá no fundo do poço. Ele nos salvou.
Desculpe, Padre Fábio, pelo longo texto, não poderia ser menor, mas pode ter certeza que nossa luta foi longa, difícil, dolorosa, doída, mas tivemos a recompensa pela recuperação total de nosso filho que hoje tem uma linda família e principalmente nos deu de presente uma linda netinha de um nome maravilhosamente forte e belo “MARIA”, simplesmente ele se encontrou.
                                         Esperamos que nossa caminhada que continue dia a dia e que esta terrível experiência possa ajudar famílias que estão vivendo esta brutal luta que tem destruído muitos lares, muitas vidas, muitos sonhos.  

Especialmente para o meu filho Estevão Elias, e todos os filhos do mundo.
Obs. Este texto foi enviado para o Padre Fábio de Melo, não sei se recebeu, infelizmente não tive tempo de enviar para o saudoso Padre Leo foi uma inexplicável e maravilhosa força em nossas vidas, e na nossa família.

Plínio Elias de Araújo Oliveira
Sitio São Francisco de Assis
Divinópolis – Minas Gerais
08 de setembro de 2005
PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA
Enviado por PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA em 08/01/2021
Alterado em 10/03/2021
Comentários