PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA - PEAO
TUDO DE MIM, LEMBRANÇAS
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
"A SANTA SEMANA SANTA DE ITAPECERICA" MINAS GERAIS
AUTOR: PLINIO ELIAS DE ARAÚJO OLIVEIRA
“A SANTA, SEMANA SANTA DE ITAPECERICA”
QUERO AQUI DEIXAR UM TESTEMUNHO REAL, DE VIDA, MINHA VIDA VIVIDA NA MINHA QUERIDA, INESQUECÍVEL BICENTENÁRIA ITAPECERICA DAS MINAS GERAIS, SINTO-ME UM PRIVILEGIADO DE “DEUS” TER ME DADO TRÊS CIDADES MARAVILHOSAS A PRIMEIRA BUENÓPOLIS ONDE NASCI, A SEGUNDA DIVINÓPOLIS UMA OPÇÃO DE VIDA PROFISSIONAL E A TERCEIRA ITAPECERICA UMA OPÇÃO DO CORAÇÃO. QUANDO NO ANO DE 1952 CHEGAMOS EM ITAPECERICA EU, MEUS IRMÃOS, JULICE, MOACYR, SANDRA(FALECIDA) MUITAS SAUDADES, TÂNIA E RICARDO, MEUS PAIS MOACYR LACERDA DE OLIVEIRA E JUDITH ARAÚJO OLIVEIRA, EM FUNÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE MEU PAI PARA ASSUMIR A COLETORIA FEDERAL ONDE FOMOS BEM RECEBIDOS CARACTERÍSTICA ÚNICA, SEMPRE NOTÁVEL E MARCANTE DA VELHA E QUERIDA TAMANDUÁ, CIDADE POR ONDE VIVEMOS POR MUITOS E MUITO ANOS, FORAM OS PERÍODOS MAIS RICOS DE NOSSAS VIDAS, DE BELOS E INESQUECÍVEIS MOMENTOS QUE FICARÃO MARCADOS PARA SEMPRE NOS NOSSOS CORAÇÕES, NAS NOSSAS MAIS CARAS LEMBRANÇAS.
ITAPECERICA PARA MIM SÃO GRANDES E MUITAS AS LEMBRANÇAS QUE MUITO ME MARCARAM,  FOI ONDE CRESCI NA MINHA INFÂNCIA CERCADO DE AMIGOS, CURTIR A MINHA ADOLESCÊNCIA E COMECEI A AMADURECER MINHA JUVENTUDE CHEIA DE SONHOS E OBJETIVOS, CERCADO DE CAROS E INESQUECÍVEIS AMIGOS E AMIGAS, O PERÍODO MAIS RICO DE MINHA VIDA, CIDADE QUE ME DEU DE PRESENTE UMA DE SUAS FILHAS, DESTE AMOR GANHAMOS DOIS FILHOS QUE NOS DERAM TRÊS NETAS MARAVILHOSSAS, HOJE RAZÕES DE MINHA VIDA, E QUE GUARDA NO SEU VENTRE MINHA MÃE, QUE TÃO PREMATURAMENTE NOS DEIXOU, E QUE O DESTINO NOS DEU UMA NOVA E MARAVILHOSA MÃE FILHA DESTA CIDADE OLIVIA MALACHIAS, QUE NOS DEU DE PRESENTE DOIS IRMÃOS MARAVILHOSOS O BETO E A VÂNIA, CIDADE QUE TÃO BEM NOS ACOLHEU E NOS MARCOU PROFUNDAMENTE.
QUERO AQUI RELATAR EXPERIÊNCIAS QUE NÃO ESQUECEREI JAMAIS, ANTES QUE O PASSAR DO TEMPO QUE JÁ É LONGO CONSIGA DELETAR AINDA UM POUCO DAS MINHAS LEMBRANÇAS QUE TEIMO EM GUARDA-LAS.
QUERO FALAR SOBRE AS FESTIVIDADES DA “SANTA SEMANA SANTA DE ITAPECERICA”, QUE MUITO PARTICIPEI COMO “PAJENS” DO EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA – JARDIM DE INFÂNCIA ONDE VESTIA-MOS ROUPAS TODAS ORNAMETADAS, COM ESPADA, BOINAS VERMELHAS, MEIAS COMPRIDAS BRANCAS, CALÇÕES, SAPATOS PRETOS, ERAMOS A GUARDA QUE IAMOS A FRENTE DO PÁLIO QUE COBRIA O SANTISSIMO SACRAMENTO NA PROCISSÃO DE “CORPUS CHRISTI” E QUE COBRIA NA PROCISSÃO DO ENTERRO COBRINDO O “SENHOR MORTO”, E COMO COROINHA ONDE AJUDAVA NAS MISSAS EM LATIM O PADRE CARLOS PINTO DA FONSECA QUE DEIXOU MUITAS SAUDADES, AS MISSAS DO PADRE DULINHO, E NAS GRANDES CERIMÔNIAS RELIGIOSAS QUE ALGUMAS VEZES PUDE PARTICIPAR COM A PRESENÇA DO BISPO DE DIVINÓPOLIS, COMO LAVA-PÉS E MUITAS OUTRAS E NESTAS SOLENIDADES MUITAS VEZES FICAVA RESPONSÁVEL PARA MANUSEAR O “TURÍBULO” ONDE O CHEIRO DO INCENSO COM SEU PERFUME, SEU CHEIRO CARACTERÍSTICO E ÚNICO IA LENTAMENTE TOMANDO CONTA E INEBRIANDO TODO O AMBIENTE E AS PESSOAS, QUANDO DAS PARTICIPAÇÕES DE TODOS NO RITUAL DAS MISSAS E MUITOS OUTROS RITUAIS DA IGREJA.
NÃO POSSO DEIXAR DE FALAR DA BELEZA DAS SOLENIDADES DO “SETENÁRIO DAS DORES DE NOSSA SENHORA” SOLENIDADE CUJAS CELEBRAÇÕES NOS SETE DIAS QUE ANTECEDEM A SEMANA SANTA, ONDE DIA A DIA SÃO RETIRADOS AS SETE ESPADAS, QUE REPRESENTAVAM CADA UMA DAS SETE DORES QUE SOFRIA DA MÃE DO MESSIAS, SUA FISIONOMIA EXPRIME TODA A RESIGNAÇÃO E AGONIA DE SEU SOFRIMENTO.
NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR DOS ALUNOS DO GINÁSIO PADRE HERCULANO PAZ, MUITOS MEUS COLEGAS NUNCA MAIS OS VI, VESTIDOS SOLENEMENTE ELEGANTEMENTE COM SEUS UNIFORMES QUE PARECIAM FARDAS DE SOLDADOS DA FÉ, CONTROLADOS PELO DIRETOR DR. JOSÉ GERALDO ARAÚJO, HOMEM NÓTAVEL, ADMIRAVEL INFELIZMENTE AINDA NÃO HOMENAGEADO COMO DEVERIA POR MUITOS DE NÓS, INCLUSIVE EU E PELA CIDADE QUE SEMPRE AMOU E ELEVOU O NOME DA NOSSA VELHA E QUERIDA TAMANDUÁ PELO BRASIL A FORA, ESQUECEMOS QUE FOMOS AJUDADOS, FORMADOS E ORIENTADOS POR ELE NA CONQUISTA DE NOSSAS VIDAS FUTURAS.
NA SOLENIDADE DO SETENÁRIO O DIRETOR DR. JOSÉ GERALDO COMANDAVA SEUS ALUNOS INTERNOS E EXTERNOS, COM OS TOQUES DE SUAS CASTANHOLAS O QUE ERA IMEDIATAMENTE  ATENDIDO POR TODOS OS ALUNOS IMEDIATAMENTE SABIAM O MOMENTO DE AJOELHAR E FICAR EM PÉ ERAM MOMENTOS MÁGICOS, INCLUSIVE ESPERADO POR AQUELES QUE ESTAVAM PRESENTES NA IGREJA, AS ALUNAS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO TAMBÉM NÃO MENOS ELEGANTES COM SEUS UNIFORMES DE SAIA AZUL MARINHO, BLUSA BRANCA E UMA GRAVATINHA AZUL, FICAVAM SEMPRE COLOCADAS NO LADO OPOSTO DOS ALUNOS DO GINÁSIO, SEMPRE VIGIADAS PELAS ENÉRGICAS IRMÃS DA INSTITUIÇÃO.
NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR DA BELA E HISTÓRICA IGREJA DE SÃO FRANCISCO, LOCALIZADA NO FAMOSO LARGO DO SÃO FRANCISCO ONDE ACONTECIAM AS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS DO SETENÁRIO E A ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR DOS SONS CONTAGIANTES DA BICENTENÁRIA CORPORAÇÃO MUSICAL NOSSA SENHORA DAS DORES E DA CENTENÁRIA CORPORAÇÃO MUSICAL SANTA CECÍLIA E SEUS CORAIS E DA BELEZA SUAS MÚSICAS SACRAS SOLENES E FUNEBRES MARAVILHOSAS DE AUTORES ITAPECERICANO COMO O NOSSO MAIOR MAESTRO CESÁRIO MENDES, RESPEITADO E ADMIRADO CUJA FAMA ULTRAPASSOU FRONTEIRAS, ELEVANDO O SEMPRE O NOME DE NOSSA CIDADE ITAPECERICA QUE MUITO AMOU E HONROU.
NÃO POSSO DEIXAR DE FALAR DA BELEZA DO REPICAR DOS SINOS DAS IGREJAS DE ITAPECERICA, COM SEUS SONS INCONFUNDÍVEIS, INDISCRITIVEIS, MARAVILHOSAMENTE ÚNICOS, QUE TOCAVAM PROFUNDAMENTE NOSSOS CORAÇÕES, SINOS QUE MUITAS VEZES REPIQUEI E OS DOBREI, JUNTAMENTE COM O SACRISTÃO MEROVEU E O RONIRONI.
NÃO POSSO DE DEIXAR DE LEMBRAR DA BELA E HISTÓRICA IGREJA DE SÃO FRANCISCO, DO FAMOSO LARGO DO SÃO FRANCISCO QUE MUITAS E MUITAS VEZES NA MINHA INFÂNCIA BRINQUEI COM MEUS AMIGOS E QUE ESTÃO E ESTARÃO SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, PRAÇA ONDE IMAGINO QUE DEIXEI AS MARCAS INVISIVEIS DE MEUS PÉS EM MUITOS LUGARES POR ONDE PASSEI E QUE AINDA LÁ ESTÃO, COMO AS DOS MEUS QUERIDOS AMIGOS.
NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR DA BELISSIMA IGREJA MATRIZ NA PRAÇA SÃO BENTO NOSSO PADROEIRO, ORGULHO DE TODOS NÓS, ONDE TIVE A HONRA DE TER SIDO COROINHA POR MUITO ANOS AJUDANDO O PADRE CARLOS PINTO DA FONSECA ONDE A GENTE REZAVA AS MISSAS EM LATIM E COMO ERA DIFICIL DECORAR TODA A CERIMÔNIA, E O “TURÍBULO” QUE TODOS COROINHAS QUERIAM CARREGA-LO, MANUSEAR E BALANÇAR, NAS MISSAS E PROCISSÕES.
A “SANTA, SEMANA SANTA DE ITAPECERICA”, COM SUAS PROCISSÕES NOTURNAS ILUMINADAS PELAS VELAS NAS SUAS VIAS TORTAS FORMAVAM UM CAMINHO MARAVILHOSAMENTE BELO DE LUZ, TEM O PODER DE IMPREGNAR EM TODOS NÓS CATÓLICOS OU NÃO, QUE DELA PARTICIPOU E PARTICIPA.
QUER SEJA SOMENTE ATÉ POR UM PEQUENO ESPAÇO DE TEMPO TORNAR ESTE MOMENTO MÁGICO, INESQUECÍVEL E QUE TOCA PROFUNDAMENTE NOSSOS CORAÇÕES, É CHEIO DE MANIFESTAÇÕES DAS MAIS SIMPLES DE  FÉ NO CUMPRIMENTO DE SUAS PROMESSAS, ATÉ NAS MAIS COMPLEXAS, ALGUMAS POUCAS REALIZADAS, OUTRAS EM SUA MAIORIA NÃO ATENDIDAS, PESSOAS DESCALÇAS, ALGUMAS CARREGANDO OBJETOS INUSITADOS COMO PEDRAS, RETRATOS E MAIS ALGUMA COISA QUE SERVIAM COMO MANIFESTAÇÕES PIEDOSAMENTE PROFUNDAS DE SUA FÉ, MESMO ASSIM NÃO CONSEGUIA VER DIFERENÇAS NAS FISIONOMIAS, NOS SEMBLANTES DOS VELHOS E DOS JOVENS, DAS PESSOAS SIMPLES, POBRES E RICAS, VIA SEMPRE A ESPERANÇA DE QUE NA PRÓXIMA PROCISSÃO NOVAMENTE ESTARIA OU ESTARIAM PRESENTES FAZENDO A SUA PENITÊNCIA E AGRADECENDO AS GRAÇAS ALCANÇADAS OU NÃO, O QUE SEMPRE ME MARCOU PROFUNDAMENTE, SÓ SEI QUE É UM MOMENTO SANTO MARAVILHOSO E PROFUNDAMENTE MARCANTE, NÃO ESQUECEREI JAMAIS.
A SEMANA SANTA EM ITAPECERICA É MARCADA DE FATOS E MOMENTOS DE MINHA VIDA QUE SEMPRE FORAM MUITO INTENSOS, VOU TENTANDO BUSCAR AINDA NO CURTO TEMPO QUE AINDA TENHO DE MINHAS LEMBRANÇAS ANTES DE SEREM DELETADAS PELO TEMPO INSACIÁVELMENTE, IMPLACÁVEL E INEVITÁVEL QUE VEM ME VENCENDO POUCO A POUCO TODO OS DIA A DIA DE MINHA VIDA.
MAS QUERO FALAR DA BELEZA DAS PROCISSÕES PELAS RUAS TORTUOSAS DA NOSSA BICENTENÁRIA ITAPECERICA, PASSANDO PELOS PARALELEPIPEDOS JÁ GASTOS PELOS PASSOS DE TODOS NÓS, ILUMINADAS PELAS CHAMAS TREMIDAS PELO VENTO QUE TEIMOSAMENTE AS TENTA APAGAR, SEM CONSEGUIR PROTEGIDAS PELAS MÃOS CALEJADAS DE QUEM AS CARREGA PELAS LUTAS DA VIDA NO SEU DIA A DIA, AS MÃOS ENVELHECIDAS, ENRUGADAS, TREMULAS E CANSADAS PELAS LUTAS E PELO TEMPO E COM SEUS PASSOS LENTOS E CANSADOS E DOLORIDOS, AS MAÕS JOVENS QUE AINDA TEM UM FUTURO A ENFRENTAR CHEIO DE FORÇAS E SONHOS, COM SEUS PASSOS FORTES E FIRMES, SEGUEM O TRAJETO DA PROCISSÃO  MARCADOS COM SEUS PINGOS DE CERAS DAS VELAS DERRETIDAS, NOS INDICANDO O  TRAJETO E O CAMINHO A SEGUIR.  
AS PROCISSÕES NÃO VEJO COMO CLASSIFICAR QUAL DELAS A MAIS BELA E SEUS SIGNIFICADOS, NÃO EXISTE UMA SITUAÇÃO FORMAL, DETERMINADA, DE PADRÃO DE IMPORTÃNCIA ENTRE ELAS, MAS SIM UMA DEMONSTRAÇÃO TOTAL DA MANIFESTAÇÃO ÚNICA EM TODAS ELAS DE MUITA EMOÇÃO, DE SANTIDADE, DE RELIGIOSIDADE, DE FÉ, DE PIEDADE, E AMOR, COMO A PROCISSÃO DE RAMOS ONDE TODOS LEVAM SEUS RAMOS BENTOS QUE GUARDARÃO COM MAIOR CARINHO E ZELO EM SUAS CASAS; DEPOIS A PROCISSÃO DO DEPÓSITO DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS QUE SAI DA IGREJA DO SÃO FRANCISCO ATÉ A IGREJA DA MATRIZ, E QUE NO SEU TRAJETO AS JANELAS DAS RESIDÊNCIAS SÃO ENFEITADAS COM COLCHAS E TOALHAS BELAS E SIMPLES SÃO MOMENTOS DE UM BELO VISUAL, DE UM SIMBOLISMO DE FÉ E RESPEITO INIQUALÁVEL; A  PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DAS DORES VISITANDO OS PASSOS SIMBOLIZANDO A PROCURA DE JESUS, SAI DA IGREJA SÃO FRANCISCO E DEPOIS RETORNA A IGREJA DE SÃO FRANCISCO; A PROCISSÃO DO ENCONTRO MARCADA DE GRANDE EMOÇÃO  ONDE O SENHOR DOS PASSOS SAI DA IGREJA MATRIZ E A PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DAS DORES DA IGREJA SÃO FRANCISCO, VI EM VÁRIOS LUGARES O LOCAIS ONDE SE REALIZAVAM O ENCONTRO NAS RUAS VIGÁRIO ANTUNES COM EM FRENTE AO HOTEL ECO, VI TAMBÉM AO LADO DO CASARÃO HISTÓRICO E BELO DO ELPÍDIO COUTO ONDE FICAVA INSTALADO O LOCAL QUE GRANDES ORADORES DESCREVIAM O ENCONTRO DE JESUS COM NOSSA SENHORA CERCADO DE MUITA EMOÇÃO NAS PALAVRAS DE GRANDES ORADORES, EMOCIONANDO A TODOS NAQUELE MOMENTO EXTREMAMENTE DOLOROSO MAS MARAVILHOSAMENTE FORTE DE DEMONSTRAÇÃO DE AMOR, DEPOIS DO SERMÃO DO  DESCENDIMENTO DA CRUZ, TEM INÍCIO A PROCISSÃO DO ENTERRO QUE TEM O SEU TRAJETO MAIS LONGO QUE TODAS AS OUTRAS, ERA UMA PROCISSÃO MARCADA DE GRANDES EMOÇÕES ONDE O CORPO DE CRISTO SOLEMENTE VINHA EM UM ESQUIFE COBERTO PELO PÁLIO, CARREGADO PELAS AUTORIDADES DOUTORES COM MÉDICOS, ADVOGADOS, ENGENHEIROS TODOS VESTIDOS COM TÚNICAS BRANCAS, ERAM MOMENTOS DE UM SIGNIFICADO INDISCRITÍVEL, BELO, CONTAGIANTE QUE TOCAVA A TODOS, COMO O CANTO DE VERÔNICA UMA DAS PERSONAGENS  MAIS EMOCIONANTES DA SEMANA SANTA, MOSTRANDO O SUDÁRIO COM ROSTO DE JESUS ENSANGUENTADO ONDE ELA FAZ A SUA ADVERTÊNCIA QUE DIZ “Ó VÓS TODOS QUE TRANSITAIS PELA RUA, PARAI E VEDES SE HÁ DOR COMO A MINHA”, SEGUIDAS PELAS EÚS AS CARPIDEIRAS QUE ATRÁS DE VERÔNICA LAMENTAM COM SEU PRANTO A MORTE DO SENHOR.
E NO FUNDO VAMOS OUVINDO, ESCUTANDO O SOM DA BICENTENÁRIA CORPORAÇÃO MUSICAL NOSSA SENHORA DAS DORES, UMA DAS MAIS ANTIGA CORPORAÇÃO MUSICAL DE MINAS GERAIS, TOCANDO SEUS DOBRADOS E SUAS MARCHAS FUNEBRES, INCLUSIVE ENTRE ELAS UMA MÚSICA QUE ME MARCOU MUITO E TENHO CERTEZA A MUITOS QUE A ESCUTARAM QUE ERA “A MORTE DO JUSTO”, QUE TRANSMITIA MUITA EMOÇÃO, MUITO SENSIBILIDADE.
NÃO POSSO DEIXAR DE FALAR DO SOM FORTE MÁGICO E TIPICO DAS MATRACAS QUE COM SEU SOM FÚNEBRE E SOLENE ABRE AS PROCISSÕES, ONDE OS SINOS SE CALAM DANDO LUGAR AO SOM DAS BATIDA DAS MATRACAS.
ESTES MOMENTOS FORAM ÚNICOS QUE OCORRERAM NA MINHA VIDA QUE FICARÃO GUARDADOS SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, INESQUECÍVEIS, PROFUNDAMENTE MARCANTES, OS MOMENTOS MÁGICOS DE ALGUNS MUITOS ANOS DE MINHA VIDA QUE PUDE VIVER, PARTICIPAR E TER GUARDADOS ESTES BELOS MOMENTOS, SOMENTE MEUS, NAS MINHAS MAIS CARAS LEMBRANÇAS DE MINHA VELHA SENHORA BICENTENÁRIA ITAPECERICA, ONDE PUDE VIVER ESTES BELOS MOMENTOS QUE MUITAS SAUDADES ME TRÁS DAS BELAS SOLENIDADES DA “SANTA, SEMANA SANTA DE ITAPECERICA”, MOSTRANDO A FÉ INABÁLAVEL E NOTÁVEL DO POVO ITAPECERICANO.
Plinio Elias de Araújo Oliveira – PEAO
Sítio São Francisco de Assis
Divinópolis – MINAS GERAIS
23 de Abril de 2019
PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA
Enviado por PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA em 21/01/2021
Alterado em 03/04/2021
Comentários