ARTIGO TÉCNICO "AVENIDA BEIRA RIO - RIO ITAPECERICA - DIVINÓPOLIS -MG" "A VALORIZAÇÃO DE UMA ÁREA HISTÓRICA"
DE: ENGº PLÍNIO ELIAS DE ARAÚJO OLIVEIRA
ENGº FERNANDO ELIAS RIOS LACERDA DE OLIVEIRA
PARA: TODOS DIVINOPOLITANOS
11/03/1997
ASSUNTO:
“AVENIDA BEIRA RIO”
RIO ITAPECERICA – DIVINOPÓLIS-MG
“A VALORIZAÇÃO DE UMA ÁREA HISTÓRICA
COMPLEXO DO GRAVATÁ”
EM MARÇO DE 1997- APROXIMADAMENTE 24 ANOS, TÍNHAMOS DESENVOLVIDO UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA AVENIDA BEIRA RIO – ETAPAS I, II E III, QUE ATENDERIA A REGIÃO NORDESTE COMPREENDIDA PELO BAIRROS NITEROI (NÚCLEO GERADOR), SÃO JOÃO DE DEUS, LAJINHA, OLARIA, SÃO LUIZ, ITAÍ, ESPIRITO SANTO, VILA RICA, MANOEL VALINHAS, PRIMAVERA, SÃO LUCAS, DEL REI, HALIN SOUKI, SÃO GERALDO, VILA ROMANA, JARDIM DAS MANSÕES, DANILO PASSOS I E II, COM UMA POPULAÇÃO APROXIMADA DE 50.000 HABITANTES.
A AVENIDA BEIRA RIO FOI APRESENTADA PARA TODOS OS PREFEITOS QUE NÃO DEMONSTRARAM QUALQUER INTERESSE NA CONSTRUÇÃO DESTA IMPORTANTE VIA QUE SOMADO AS OBRAS DO “PROJETO SOMMA”, COM A CONSTRUÇÃO DOS INTERCEPTORES SANITÁRIOS JUNTAMENTE COM AS FUTURAS ETES – ESTAÇÕES (ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO), CONTRIBUIRÁ DECISIVAMENTE PARA A REVITALIZAÇÃO DO VELHO E FAMOSO RIO ITAPECERICA, SOMENTE O PREFEITO DEMETRIUS ARANTES DEMONSTROU INTERESSE E APROVOU INCLUSIVE, TINHA DEFINIDO O NOME QUE SERIA AVENIDA BEIRA RIO “ANDERSON ARANTES PEREIRA DA COSTA”, MAS INFELIZMENTE SUA GESTÃO/ADMINISTRAÇÃO ESTAVA NO FINAL O QUE NÃO FOI POSSÍVEL SUA REALIZAÇÃO.
MAS INEVITÁVELMENTE EM ALGUM MOMENTO UMA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DEVERÁ ASSUMIR E IMPLANTAR ESTE PROJETO FUNDAMENTAL E IMPORTANTE PARA O MUNICÍPIO E A REGIÃO NORDESTE, QUE ALÉM DE SER UM FATOR RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA TOTALMENTE DEGRADADA ATENDERIA OS ANSEIOS DA POPULAÇÃO, COMERCIANTE E O TRÂNSITO UM DOS PONTOS MAIS CRÍTICOS DA CIDADE EM FUNÇÃO DO GRANDE FLUXO DE VEÍCULOS E VEÍCULOS PESADOS, COLETIVOS O QUE VEM CAUSANDO SÉRIOS TRANSTORNOS PARA A REGIÃO.
VÁRIAS TENTATIVAS DE TRÂNSITO FORAM DESENVOLVIDAS, IMPLANTADAS E TESTADAS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES SEM NENHUMA PRETENSÃO DE SOLUÇÃO DEFINITIVA, MAS SIMPLESMENYE PALIATIVAS E EM ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES POLÍTICAS.
MAS AGORA O MOMENTO ATUAL EXIGE SOLUÇÕES OUSADAS, POLÍTICAS E DINÂMICAS PARA UMA GRANDE CIDADE POLO COMO DIVINÓPOLIS, SEMPRE EM FRANCO DESENVOLVIMENTO E PRONTA DE FATO PARA ASSUMIR A SUA POSIÇÃO E IMPORTÂNCIA COMO “CIDADE POLO”.
A IMPLANTAÇÃO DA AVENIDA BEIRA RIO, TRARÁ ENORMES BENEFÍCIOS PARA A REGIÃO NORDESTE E TODO O COMPLEXO DO GRAVATÁ COMPREENDIDO PELA PONTE DE FERRO, A ANTIGA USINA HIDRELÉTRICA, O PARQUE ECOLÓGICO DR. SEBASTIÃO GOMES GUIMARÃES, A PONTE PADRE LIBÉRIO, O RELÓGIO DO SOL, O VELHO MOINHO DO LINCOLN, A ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA PROFESSOR IVAN SILVA, O TEATRO MUNICIPAL USINA GRAVATÁ, ALÉM DO SANEAMENTO E EMBELEZAMENTO E REVITALIZAÇÃO DE UMA ÁREA TOTALMENTE DEGRADADA, TRANSFORMANDO-A NUMA GRANDE ÁREA TURÍSTICA E DE LAZER PARA A POPULAÇÃO E VISITANTES.
ALÉM DO MAIS ESTAS ÁREAS ABRANGIDAS PELAS ETAPAS I, II E III DO PROJETO DENOMINADO DE AVENIDA BEIRA RIO, PODEM E DEVEM SER TRABALHADAS NO CONTROLE DAS ENCHENTES, EVITANDO DEPÓSITOS DE LIXOS QUE VÃO SURGINDO NAS MARGENS DO RIO ITAPECERICA, OCASIONANDO A DEGRADAÇÃO DE SUAS MARGENS.
O PROJETO AVENIDA BEIRA RIO, FOI PROGRAMADO PARA TER SUA IMPLANTAÇÃO EM TRÊS ETAPAS QUE SÃO:
ETAPA I
ESTE TRECHO TEM INÍCIO NA PONTE PADRE LIBÉRIO – BAIRRO NITEROI E TERMINA NA CONFLUÊNCIA DA AVENIDA GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO E AVENIDA MONTE LIBANO, COM UMA EXTENSÃO APROXIMADA DE 2.108,00 METROS (DOIS MIL CENTO E OITO METROS).
ETAPA II
ESTE TRECHO TEM INÍCIO NA TRANSPOSIÇÃO DO ENCONTRO DOS CÓRREGOS DO QUILOMBO E CANAVIAL COM O RIO ITAPECERICA (ANTIGO MATADOURO MUNICIPAL), ATÉ A PROXIMIDADE COM O CLUBE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS (MARGEM OPOSTA DA AVENIDA), FAZENDO LIGAÇÃO FINAL COM A AVENIDA ANTÔNIO NETO NO BAIRRO DANILO PASSOS, NUMA EXTENSÃO APROXIMADA DE 2.923,00 METROS (DOIS MIL NOVECENTOS E VINTE E TRÊS METROS).
ETAPA III
ESTE TRECHO TEM INÍCIO NO CÓRREGO PAÍNS (PARTE CANALIZADO PELO PROJETO SOMMA), PRÓXIMO AO ESTÁDIO WALDEMAR TEIXEIRA DE FARIA – CAMPO DO GUARANI, E SEU FINAL ATÉ AS IMEDIAÇÕES DA ESCOLA RECANTO DOS ROUXINÓIS – BAIRRO PORTO VELHO, NUMA EXTENSÃO APROXIMADA DE 2.120,00 (DOIS MIL CENTO E VINTE METROS), COM UM VOLUME MÍNIMO DE INTERVENÇÃO.
“ETAPA I”
A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO AVENIDA BEIRA RIO, IRÁ CRIAR UM NOVO E IMPORTANTE CORREDOR VIÁRIO, E SEM SOMBRA DE DÚVIDA UM GRANDE FATOR DE VALORIZAÇÃO DE TODA A REGIÃO NORDESTE E TODO O COMPLEXO DO GRAVATÁ, ALÉM DE CORRIGIR O TRAFÉGO DE VEÍCULOS ADOTADO A ANOS PARA A AVENIDA GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO NO SENTIDO CENTRO – BAIRRO O QUE TROUXE PARA TODA A AVENIDA E SEU COMÉRCIO ATUANTE UMA SITUAÇÃO EXTREMAMENTE PREJUDICIAL AOS ANTIGOS COMERCIANTES/EMPRESÁRIOS DA REGIÃO, ADOTANDO NOVAMENTE O TRAFÉGO BAIRRO – CENTRO, REVITALIZANDO NOVAMENTE O COMÉRCIO TRADICIONAL DA REGIÃO ATUALMENTE PREJUDICADO COM O SENTIDO ADOTADO. E CONSEGUENTEMENTE SUA LIGAÇÃO COM A AVENIDA MONTE LIBANO ATÉ A RUA MERCÚRIO CRIANDO MAIS UMA VIA IMPORTANTE DE ACESSO DE LIGAÇÃO COM OS BAIRROS LAJINHA, SÃO LUIZ, SÃO JOÃO DE DEUS, E PRINCIPALMENTE ATENDER UMA ANTIGA REIVINDICAÇÃO DA POPULAÇÃO DA REGIÃO O DESLOCAMENYO DE TRÂNSITO DE VEÍCULOS PESADOS PARA O PÁTIO DA EMPRESA GERDAU.
ETAPA I
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
- CONSTRUÇÃO DO ELEVADO SOBRE A AVENIDA MAGALHÃES PINTO E PONTE PADRE LIBÉRIO, E MORRO DA PITIMBA AO LADO DO ESTÁDIO WALDEMAR TEIXEIRA DE FÁRIA – CAMPO DO GUARANI, LIGANDO O BAIRRO PORTO VELHO COM A AVENIDA BEIRA RIO;
- LARGURA TOTAL DA AVENIDA BEIRA RIO – 30,00 METROS;
- LARGURA TOTAL DA PISTA DE ROLAMENTO – 22,00 METROS;
- LARGURA DO CALÇADÃO LADO DO RIO ITAPECERICA – 5,00
METROS;
- LARGURA DA PISTA DE CICLOVIA – 2,00 METROS;
- LARGURA DO CALÇADÃO DO LADO DA AVENIDA MAGALHÃES
PINTO – 3,00 METROS;
- IMPLANTAÇÃO DE QUISOQUES, ONDE SERIAM UTILIZADOS PARA, POSTO POLICIAL 24 HORAS, POSTO DE SERVIÇOS, LANCHONETE, POSTO DE TURISMO E INFORMAÇÕES, POSTO DE PRODUTOS ARTESANAIS DA REGIÃO, POSTO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL, POSTO MÉDICO DE URGÊNCIA PEQUENOS ATENDIMENTOS E OUTROS;
- CONSTRUÇÃO DO EMISSÁRIO E INTERCEPTORES SANITÁRIOS QUE COLETARIA TODO O ESGOTO PARA A ETE – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO, IMPORTANTE PARA A DESPOLUIÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO RIO ITAPECERICA;
- RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR CRIANDO UM CINTURÃO VERDE EM TODA EXTENSÃO DO RIO ITAPECERICA DENTRO DO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE, DESENVOLVENDO JUNTO AOS EMPRESÁRIOS INCENTIVANDO COM UM PROGRAMA “ ADOTE O RIO ITAPECERICA” INSENTANDO COM UM PERCENTUAL DEFINIDO PELA PREFEITURA DE PARTE DE IPTU;
- PROTEÇÃO DE BARRANCOS E ÁREAS SUJEITAS A EROSÕES COM GABIÕES OU ENROCAMENTOS DE PEDRAS FIXADAS COM JATEAMENTOS DE CONCRETO;
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PAISAGÍSTICOS, ILUMINAÇÃO ESPECIAL, TRANSITO E ETC;
- DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHAS EDUCATIVAS DE ORIENTAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA IMPORTANCIA DA PRESERVAÇÃO DAS MARGENS DO RIO ITAPECERICA E SEUS AFLUENTES;
- CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPES DE FISCALIZAÇÃO CONSTANTES DO RIO ITAPECERICA E O RIO PARÁ COM FUNCIONÁRIOS EM PARCERIA COM A PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE E ÓRGÃOS ENVOLVIDOS COM O MEIO AMBIENTE (POSTO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL);
SENDO QUE ESTES QUIOSQUES SERIAM DEFINIDOS PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, GERENCIADOS ADMINISTRADOS PELA FUNDAÇÃO PRÓ-HUMANA OU OUTRA INSTITUIÇÃO DO MUNICÍPIO.
- LEVANTAMENTO DO GREIDE DA AVENIDA BEIRA RIO PARA A COTA 663,050, CINQUENTA CENTIMETROS ACIMA DA COTA DA MÁXIMA CHEIA 663,000, EM UM TRECHO DE APROXIMADAMENTE 150,00 METROS, OU DEFINIÇÃO DE OUTRA COTA DEFINIDA POR UMA EQUIPE TÉCNICA, OU OUTRA COTA SE O DEPARTAMENTO TÉCNICO DA PREFEITURA MUNICIPAL ASSIM DETERMINAR.
É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A PARCERIA DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS COM A PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE QUE NO ANO DE NOVEMBRO DE 2007, INICIAMOS CONTATO E PARCERIA ATRAVÉS DO DR. LEANDRO WILLI, DE GRANDE VISÃO, NA ÉPOCA PROMOTOR DO MEIO AMBIENTE, QUE DEU SINAL VERDE E APROVAÇÃO DA AVENIDA BEIRA, DEPOIS DE UMA VISITA “IN LOCO” ONDE PERCORREMOS TODOS OS TRECHOS (ETAPAS I, II E III), PARA A PREFEITURA IMPLANTAR O PROJETO AVENIDA BEIRA RIO, INCLUSIVE COLOCANDO NA ÉPOCA TODA A EQUIPE TÉCNICA DA PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE A DISPOSIÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL, NA ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO NO CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS COM RELAÇÃO À PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE, EVITANDO QUALQUER TIPO DE IMPACTO AMBIENTAL PARA A REGIÃO E O RIO ITAPECERICA, A PARCERIA QUE EVITÁRIA TRANSTORNOS E ATRASOS NA IMPLANTAÇÃO DA OBRA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA DIVINÓPOLIS. INFELIZMENTE O PROJETO NÃO TEVE ANDAMENDO.
DESAPROPRIAÇÕES:
NA ÉPOCA QUANDO DESENVOLVEMOS O ESTUDO DA AVENIDA BEIRA RIO, MARÇO DE 1997, DEFINIMOS VÁRIOS IMÓVEIS QUE DEVERIAM SER DESAPROPRIADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA AVENIDA BEIRA RIO, CONFORME DISCRIMINADOS:
- TERRENO E BENFEITORIAS DO CURTUME UNIÃO;
- TERRENO E BENFEITORIAS DA CURTIDORA NUNES LTDA;
- TERRENO E BENFEITORIAS DA MAMOARIA PEDRAS B. VISTA LTDA;
- PARTE DO TERRENO E ALGUMAS BENFEITORIAS DA COOPERATIVA;
- TERRENOS VAGOS DE PARTICULARES (PESQUISA PMD);
- TERRENOS DO PÁTIO PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS;
- IMÓVEIS NA AVENIDA GOV. MAGALHÃES PINTO (CINCO IMÓVEIS);
- FAIXA DE TERRENOS ÁREA “NON AEDIFICANDI”;
OBSERVAÇÃO:
- EXISTE EM PLANTAS TODOS OS TRAÇADOS DAS ETAPAS I, II E III, DA AVENIDA BEIRA RIO.
- TODAS AS ETAPAS DO PROJETO BEIRA RIO FORAM FOTOGRAFADAS.
“ETAPA II”
A IMPLANTAÇÃO DA ETAPA II DA AVENIDA BEIRA RIO TEM INÍCIO NA TRANSPOSIÇÃO DO ENCONTRO DOS CÓRREGO DO QUILOMBO E CANAVIAL COM O RIO ITAPECERICA ANTIGO MATADOURO MUNICIPAL ATÉ A PROXIMIDADE COM O CLUBE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS – CSM, FAZENDO LIGAÇÃO FINAL COM A AVENIDA ANTÔNIO NETO NO BAIRRO DANILO PASSOS COM UMA EXTENSÃO DE APROXIMADAMENTE 2.923,00 METROS (DOIS MIL NOVECENTOS E VINTE E TRÊS METROS), SUAS INTERVENÇÕES APRESENTAM UM CARÁTER MAIS FÁCIL DE DESENVOLVIMENTO QUE SERIA A REVITALIZAÇÃO DA SUA ÁREA DE APP – área de Preservação Permanente E RECUPERAÇÃO DE SUA MATA CILIAR DE 50,00 METROS E IMPLANTAR O CERCAMENTO DESTA DIVISA ATÉ O FINAL DA AVENIDA BEIRA RIO COM A AVENIDA ANTÔNIO NETO, CALÇADÃO COM LARGURA DE CINCO METROS, ILUMINAÇÃO ESPECIAL, EM TODO SEU TRAJETO, ATÉ O CLUBE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, E FUTURAMENTE A LIGAÇÃO ATÉ A AVENIDA ANTÔNIO NETO, BAIRRO DANILO PASSOS.
“ETAPA III”
A IMPLANTAÇÃO DA ETAPA III, TEM INÍCIO NO CÓRREGO PAINS (CANALIZADO PELO PROJETO SOMMA) EM FRENTE AO ESTÁDIO WALDEMAR TEIXEIRA DE FARIA – O FARIÃO, ATÉ O SEU FINAL NA NAS IMEDIAÇÕES DA ESCOLA DOS ROUXINOIS – BAIRRO PORTO VELHO COM UMA EXTENSÃO DE APROXIMADAMENTE DE 2.120,00 METROS (DOIS MIL CENTO E VINTE METROS). RECUPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO TOTAL DO PASSEIO DA AVENIDA LADO DO RIO ITAPECERICA, ILUMINAÇÃO INTENSA, COLOCAÇÃO DE BANCOS, NOS TRECHOS ONDE TIVER CONDIÇÕES RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR E PRESERVAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE – APPS.
COM A CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DAS ETAPAS I, II E III DA AVENIDA BEIRA RIO, TEREMOS O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIARES E PROTEÇÃO DESTAS MATAS COM IMPLANTAÇÃO DE CERCAS DIVISÓRIAS, REPLANTIO DE MUDAS COM PROGRAMAS DE INCENTIVO JUNTO AOS EMPRESÁRIOS COM PROGRAMAS DE ADOÇÃO DE TRECHOS DEFINIDOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES DA PREFEITURA MUNICIPAL, E ORGANIZAÇÕES LIGADAS A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E TAMBÉM UM CONTRÔLE MAIS EFETIVO DAS APPS – ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.
DIVINÓPOLIS ESTÁ CARENTE DE GRANDES OBRAS, UMA EXIGÊNCIA NATURAL PARA UMA CIDADE POLO EM AMPLO DESENVOLVIMENTO JÁ É UMA NESCESSIDADE URGENTE DA CIDADE DE GRANDES E OUSADOS PROJETOS VIÁRIOS IMPORTANTES NA CRIAÇÃO DE NOVAS VIAS DE ACESSOS QUE AJUDARIAM MUITO A MELHORIA DO TRÂNSITO QUE JÁ APRESENTA VÁRIOS PONTOS DE ESTRANGULAMENTOS QUE PRECISAM DE RÁPIDAS INTERVENÇÕES DO PODER PÚBLICO.
O PROJETO AVENIDA BEIRA RIO, SUA IMPLANTAÇÃO PELO MUNICÍPIO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE DIVINÓPOLIS COM A REVITALIZAÇÃO TOTAL DO RIO ITAPECERICA E TODO O COMPLEXO DO GRAVATÁ CONSTITUÍDO PELO PARQUE DA ILHA DR. SEBASTIÃO GOMES GUIMARÃES, RELÓGIO DO SOL, USINA HIDRELÉTRICA, A PONTE DE FERRO, A PONTE PADRE LIBÉRIO, O VELHO MOINHO DO LINCOLN, TEATRO MUNICIPAL USINA DO GRAVATÁ, ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA PROFESSOR IVAN SILVA, ALÉM DO SANEAMENTO E EMBELEZAMENTO E REVITALIZAÇÃO DE UMA ÁREA TOTALMENTE DEGRADADA, TRANSFORMANDO-A NUMA GRANDE ÁREA TURÍSTICA E DE LAZER PARA A POPULAÇÃO E VISITANTES.
A CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA AVENIDA BEIRA RIO EM TODAS SUAS ETAPAS I, II E III, É UMA OBRA DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE DIVINÓPOLIS, OBRA DE GRANDE IMPACTO SOCIAL, TÉCNICO E TURÍSTICO, PRINCIPALMENTE DE REVITALIZAÇÃO DO VELHO RIO ITAPECERICA, A MELHORIA DO TRÂNSITO NAQUELA REGIÃO, TÃO PREJUDICADA E ESQUECIDA PELAS ADMINISTRAÇÕES PASSADAS, SENDO QUE ESTE PROJETO AVENIDA BEIRA RIO AJUDARÁ A PREFEITURA MUNICIPAL, ATRAVÉS DOS SEUS ÓRGÃOS TÉCNICO COM A ORGANIZAÇÃO DO TRANSITO, EMBELEZAMENTO E VALORIZAÇÃO HISTÓRICA DAQUELA REGIÃO.
NOTA
EXISTEM AS PLANTAS DAS ETAPAS/TRECHOS I, II E III COM SEUS TRAÇADOS E FOTOGRAFIAS.
ENGº PLÍNIO ELIAS DE ARAÚJO OLIVEIRA – PEAO
FERNANDO ELIAS RIOS LACERDA DE OLIVEIRA
SÍTIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
DIVINÓPOLIS – MINAS GERAIS
FEVEREIRO DE 2021.
PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA e FERNANDO ELIAS RIOS LACERDA DE OLIVEIRA
Enviado por PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA em 06/02/2021