PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA - PEAO
TUDO DE MIM, LEMBRANÇAS
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
DISCURSO "HOMENAGEM AO MEU PAI - MOACYR LACERDA DE OLIVEIRA-BUENÓPOLIS-MG"
Homenagem Buenópolis –
Moacyr Lacerda de Oliveira
Exmo. Sr. Prefeito
Exmo. Sr. Vice Prefeito
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal
Exmo. Srs. Vereadores
Exmo. Sr. Juiz de Direito da Comarca de Buenópolis.
Exmo. Sr. Promotor Público da Comarca de Buenópolisr.
Senhores Homenageados
Visitantes, amigos e parentes que nos honram com suas presenças.
Meus caros Conterrâneos,
Prezados e queridos conterrâneos, a data de 17 de Dezembro de 2010, ficará eternamente marcada em nossas vidas e na nossa família, por esta homenagem que a cidade de Buenópolis presta ao nosso Pai. Cidade que nunca esquecemos, mas que o destino nos levou para longe, e hoje aqui estamos recebendo tão honrosa manifestação.
Por mais que procure entender, num meticuloso exame de consciência, não encontro explicação para o Vosso generoso gesto conferindo ao nosso pai tão honroso título e homenagem.
Um dia meu pai disse que “QUE NOSSA PASSAGEM PELA VIDA SERIA BEM TRISTE, SEM SENTIDO E PORQUE NÃO DIZER BEM ARIDA – SE AO LADO DA SEVERIDADE DOS JULGAMENTOS, DA DUREZA DAS INCOMPREENSÕES COTIDIANAS, NÃO DERRAMASSE SOBRE ELA, UM POUCO DE DOÇURA E SOLIDARIEDADE HUMANA, DE GRANDES CORAÇÕES ONDE A MALDADE NÃO ENCONTROU ASILO”.
Esta é a sensação agradável que experimentamos, eu, meus irmãos e toda nossa família, quando debaixo de grande emoção, tomamos conhecimento de Vossa decisão de tão honrosa homenagem ao nosso querido e amado pai.
Sabemos que para Papai se estivesse aqui hoje agradecendo tão bela e inesquecível homenagem ELE diria “SEI QUE A HOMENAGEM ESTÁ MUITO ACIMA DO HOMENAGEADO, RECEBO-A, POIS DESVANECIDO E CONFUNDIDO, COMO ALGUEM QUE, POR ENGANO, ESTIVESSE RECEBENDO HONRAS E HOMENAGENS A QUE NÃO TEM DIREITO”, com certeza seriam suas palavras.
Nosso agradecimento é tanto maior e maior a nossa satisfação, por que a Vossa atitude com esta bela homenagem que hoje estamos recebendo se dirige ao cidadão que por muitos anos residiu aqui na inesquecível Buenópolis onde exerceu sua atividade profissional como Coletor Federal, e que sempre procurou pautar seus duplos deveres, como homem e como servidor público, dentro dos mais rigorosos padrões da ética e do decoro.
Nosso pai foi um homem muito privilegiado, pois teve três cidades por berço, à primeira sua querida, lendária, e histórica Diamantina sua terra por nascimento, a segunda a sua inesquecível Buenópolis de grandes e belos momentos e dos grandes amigos sempre guardados no coração, onde nasceram três filhos sendo eu um deles o que muito nos honram hoje todos aqui presentes e a terceira Itapecerica sua cidade pelo coração.
E terminando, só Deus sabe o esforço que eu, meus irmãos e nossos familiares estamos fazendo para controlar a emoção que ainda nos pertuba.
Meus queridos conterrâneos               lembro-me de uma passagem histórica que Papai gostava muito, que peço licença para relatar que é: conta-nos a história que o Grande Alexandre da Macedônia, antes de empreender as suas conquistas pelo oriente, dividiu os seus domínios com seus sargentos. Um dia seu lugar tenente aproximou e disse-lhe
“GENERAL, SE ASSIM DISSIPAIS A VOSSA FORTUNA, COM QUE FICAREIS QUANDO VOLTARDES? ”
E O INOVIDÁVEL CABO DE QUERRA DO PASSADO, RESPONDEU-LHE:
“EU FICAREI COM A ESPERANÇA”.
Meus queridos amigos e conterrâneos, ao recebermos esta homenagem tão grande e generosa como os vossos corações, se nos perguntardes, a mim aos meus queridos irmãos e toda nossa família, com que ficaremos, diremos parodiando o grande guerreiro da antiguidade “FICAREMOS COM A LEMBRANÇA IMORREDOURA DESTE INSTANTE MARAVILHOSO QUE A VOSSA DESMENTIDA GENEROSIDADE NOS PROPOCIONA E O RECONHECIMENTO ETERNO PELA HONRA QUE NOS DESTES, QUE FICARÃO MARCARDOS PARA TODAS AS NOSSAS GERAÇÕES FUTURAS.
Muito obrigado em nome de meu pai, Mamãe, de minha madrasta maravilhosa Dona Olivia, de meus queridos irmãos, sobrinhos, netos, bisnetos, genros e noras.
E não poderemos deixar de prestar a nossa homenagem e agradecimento a nossa querida amiga Conceição, que une neste momento o passado lembrando nossos pais e o presente com a nossa presença aqui hoje com tanta alegria e emoção.
Buenópolis, 17 de Dezembro de 2010.
PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA
Enviado por PLÍNIO ELIAS ARAÚJO OLIVEIRA em 10/02/2021
Alterado em 13/02/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários